.:: Mascaro Nascimento Advogados ::.
Notícias

Notícias

Atuação
Boletins
Conteúdo Jurídico
Endereços
Projeto permite contratação sem vínculo empregatício de ex-presidiário
A Câmara analisa o Projeto de Lei 3392/12, do deputado Audifax (PSB-ES), que permite que empresas e instituições não governamentais contratem, sem vínculo empregatício, ex-presidiários.
 
De acordo com a proposta, o trabalho do egresso penitenciário não está sujeito ao regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT- Decreto-Lei 5.452/43). “Como benefício direto para a empresa ou organização não governamental está a não incidência dos encargos sociais sobre a folha de pagamento do egresso penitenciário”, explica Audifax.
 
O projeto altera a Lei de Execução Penal (7.210/84), que hoje determina apenas que o trabalho do preso não está sujeito ao regime da CLT.
 
Inclusão social
Segundo o autor, a intenção é minorar os efeitos do preconceito enfrentado pelos ex-presidiários, “por intermédio de um estímulo para que empresas e organizações não governamentais criem oportunidades de trabalho para esses cidadãos marginalizados”.
 
“O alto índice de reincidência criminal apontado pelas autoridades penitenciárias, de cerca de 70%, revela a inexistência de mecanismos de inclusão social que possibilitem ao egresso penitenciário desejar trilhar novos caminhos como cidadão”, afirma o deputado.
 
Tramitação
De caráter conclusivo, a proposta será analisada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
 
Fonte: Agência Câmara de Notícias, 22/06/2012.
São Paulo: Tel: +55 11 2175-9000 - Fax: +55 11 3256-7401
© Mascaro Nascimento Advogados 2010 Todos os direitos reservados
Twitter Facebook LikedIn
Desenvolvido por: Original Design