Noticias - 15/07/2021

Entenda as mudanças e vetos com a conversão em lei da MP 936

Entenda as mudanças e vetos com a conversão em lei da MP 936

Por Marcelo Mascaro Nascimento, sócio do escritório Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista e diretor do Núcleo Mascaro
 
A Medida Provisória nº 936, de 1º de abril de 2020, editada pelo presidente da República, autorizou, mediante acordo individual ou coletivo, a redução da jornada de trabalho e do salário dos empregados, por até 90 dias, e a suspensão do contrato de trabalho, por até 60 dias, nas hipóteses definidas na medida.
 
Nesses casos, o trabalhador terá seu salário reduzido ou suspenso e deverá receber uma compensação financeira paga pelo Estado, denominada Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda.
 
O Congresso Nacional, ao apreciar a MP, acrescentou algumas determinações às suas regras originárias, sem, contudo, modificar sua essência. A principal alteração que entrou em vigor foi a autorização para que o presidente da República amplie o prazo de 60 dias, para a suspensão do contrato, e de 90 dias, para a redução da jornada e do salário.
 
Também destacamos a garantia concedida ao empregado, que tem descontado empréstimo consignado em sua folha de pagamento, a reduzir o valor das parcelas pagas, proporcionalmente à diminuição do seu rendimento — decorrente da suspensão do contrato de trabalho ou da redução da jornada e do salário.
 
Outros dispositivos acrescentados pelo Congresso, porém, foram vetados pelo presidente da República e, dessa forma, não têm validade.
 
Um deles era a previsão de que, enquanto durar o período de calamidade pública, provocada pela Covid19, as cláusulas das convenções e dos acordos coletivos de trabalho continuariam tendo validade, mesmo após o término da vigência das convenções e acordos.
 
Com o veto, prevalece a regra da CLT, pela qual, com exceção dos reajustes salariais, todo direito assegurado em negociação coletiva deixa de valer ao fim do prazo de vigência da convenção ou do acordo coletivo.
 
Também foi vetado dispositivo que assegurava o recebimento de três parcelas de R$ 600,00 ao: 1) empregado dispensado sem justa causa durante o período de calamidade pública e que não tem direito ao seguro-desemprego ou 2) trabalhador desempregado que tenha recebido a última parcela do seguro-desemprego em março ou abril de 2020.
 
Ainda, foram vetados outros artigos que se referiam a matérias sem pertinência com o tema original da MP, tais como a participação nos lucros e resultados da empresa pelo trabalhador e o índice de correção monetária a ser aplicado aos débitos trabalhistas.
 
Fonte:
Exame.com, 09/07/2020


Compartilhe

Dr. Marcelo Mascaro

Advogado do Trabalho, CTO

Blog Mascaro

As tendências, oportunidades e novidades das áreas dos direitos do trabalho e cível, de gestão de pessoas e de cálculos trabalhistas e previdenciários

Noticias

Trabalhador trans tem direito a usar qual banheiro na empresa?

Advogado trabalhista explica o que a lei atual defende sobre a disponibilidade de sanitários de ac...

Ler mais
Noticias

Como combater o assédio moral no ambiente de trabalho?

Em artigo, o advogado trabalhista Marcelo Mascaro explica como atender a lei e manter um ambiente de trabalho seguro e sau...

Ler mais
Noticias

Igualdade salarial entre homens e mulheres: a empresa precisa comprovar? Como?

Advogado trabalhista explica como as companhias devem se posicionar para cumprir a lei e as possíveis penalidades, caso a ...

Ler mais
Noticias

A empresa pode fazer perguntas sobre signo e mapa astral em entrevista de emprego?

O advogado trabalhista Marcelo Mascaro explica se uma empresa pode ou não checar o signo durante o processo se...

Ler mais

Direto ao Ponto

por Dr. Marcelo Mascaro

Advogado com experiência e conhecimento, atuando na área há mais de 25 anos, Marcelo Costa Mascaro Nascimento mantém viva a tradição e a referência do nome Mascaro Nascimento.

- 21/09/23

O Trabalhador por aplicativo tem direitos?

Direto ao ponto - Marcelo Mascaro

Ler mais
- 16/08/23

Acordo coletivo prevalece sobre convenção coletiva?

Marcelo Mascaro Convenções e acordo coletivos têm como finalidade com...

Ler mais
- 25/05/23

A equiparação salarial entre empregados de diferentes empresas de grupo econômico

A equiparação salarial é uma decorrência lógica dos princípios da igualdade e da não discriminação. Ela está prevista no a...

Ler mais
Banheiro de local de trabalho
Mascaro na Exame - 29/07/22

A empresa pode restringir a ida ao banheiro de seus empregados?

Ler mais