.:: Mascaro Nascimento Advogados ::.
Notícias

Conteúdo Jurídico

Conteúdo Jurídico
Atuação
Boletins
Conteúdo Jurídico
Endereços
Artigos
Reflexões sobre a Reforma Trabalhista (69): Representação dos trabalhadores IV
Finalizando a análise sobre a representação dos trabalhadores na empresa, no presente comentário será abordado o art. 510-D, da CLT, e seus parágrafos.
 
Quanto dura o mandato?
 

O caput do dispositivo estabelece que o mandato do trabalhador eleito para compor a comissão de representantes de empregados na empresa é de um ano. Apesar disso, considerando que o art. 510-C, § 6, prevê que se não houver nenhum registro de candidatura para membros da comissão será convocada nova eleição, no prazo de um ano, caso não haja nenhum candidato para a eleição subsequente é possível a prorrogação do mandato até a nova eleição.

 
Ele pode ser demitido?

 
Além disso, o membro que houver exercido a função de representante dos empregados na comissão não poderá ser candidato nos dois períodos seguintes. Ele não poderá, porém, desde o registro da candidatura até um ano após o fim do mandato, sofrer despedida arbitrária.
 
Não é considerada despedida arbitrária, contudo, a que se fundamentar em motivo disciplinar, técnico, econômico ou financeiro.
 
Como fica o contrato?
 
O mandato, por sua vez, não suspende ou interrompe o contrato de trabalho, de modo que o membro eleito permanece com o dever de executar as tarefas decorrentes do vínculo de emprego.
 
Por fim, os documentos referentes ao processo eleitoral devem ser emitidos em duas vias, as quais permanecerão sob a guarda dos empregados e da empresa pelo prazo de cinco anos e ficarão à disposição para consulta de qualquer trabalhador interessado, do Ministério Público do Trabalho e do Ministério do Trabalho.

Leia também:


Nova CLT regulamenta criação de comissão de representantes dos trabalhadores nas empresas

Artigo 510-B da CLT estabelece as atribuições da comissão de empregados

Como funciona, quem pode candidatar-se e qual a forma de votação da comissão de empregados na nova CLT
São Paulo: Tel: +55 11 2175-9000 - Fax: +55 11 3256-7401
© Mascaro Nascimento Advogados 2010 Todos os direitos reservados
Twitter Facebook LikedIn
Desenvolvido por: Original Design