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Novembro/2013 - edição 173
Gestão de Pessoas
Governança Corporativa em empresas familiares

Débora Bobra Arakaki Masson

A importância do tema Governança Corporativa ficou mais evidente após o ano de 2008, e questões sobre transparência, responsabilidade, conceitos sobre competição ganharam novas dimensões.

Sabe-se que a Governança Corporativa não garante o sucesso da empresa. Outros fatores assim como a estratégia, operação e entrega dos produtos e serviços adequadamente são fatores que merecem destaque. Contudo, as boas práticas de Governança Corporativa têm a finalidade de preservar e aumentar o valor da sociedade e contribuir para a durabilidade da instituição.

Quando se trata do tema Governança Corporativa em empresas familiares existem desafios específicos, bem distintos da realidade observada nas empresas tradicionais ou denominadas não familiares. Portanto, é de extrema importância a postura de transparência na divulgação dos resultados, limitação de responsabilidade, sob pena de criar animosidade entre os sócios com o passar do tempo.

A governança corporativa diz respeito à administração de riscos, à perenidade da empresa, a consciência do poder compartilhado e à geração e transmissão de valores.

Com explica o gerente de Recursos Humanos de uma empresa gráfica, “ser responsável nos negócios significa pensar além da lucratividade empresarial, é dar destaque a empresa sob o ponto de vista da Responsabilidade Social, o maior desafio é desenvolver políticas, sem perder a sustentabilidade econômica”.

As empresas familiares tendem a utilizar cada vez mais os mecanismos da Governança Corporativa como, por exemplo, a instituição de conselhos. Entretanto, nelas, a efetividade do conselho limita-se a sua estruturação, pois o processo de decisão acaba sendo conduzido em ambiente pouco formal.

Cada vez mais importante nas empresas familiares, os mecanismos de Governança Corporativa, trazem inúmeros benefícios à empresa, pactuando critérios para proteção e crescimento patrimonial, garantindo a saúde empresarial e educação continuada. Sobretudo, gerencia a Responsabilidade Social com o próprio consumidor, oferecendo produtos e serviços de qualidade, a preço justo, com entregas nas datas e quantidades avençadas e respeitando a legislação de defesa ao consumidor.
São Paulo: Tel: +55 11 2175-9000 - Fax: +55 11 3256-7401
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