.:: Mascaro Nascimento Advogados ::.
Notícias

Boletins

Boletins
Atuação
Boletins
Conteúdo Jurídico
Endereços
Maio/Junho 2015 - edição 188
Gestão de Pessoas

As técnicas de Inovações Organizacionais como ferramentas necessárias a sobrevivência de qualquer empresa

Débora Bobra Arakaki Masson

As relações entre tomador de serviço e prestador tem ficado cada vez mais “estreitas” nos últimos anos. Referimo-nos especificadamente às exigências em relação à diferenciação e à qualidade dos produtos e serviços. Desta forma, as empresas que desejam manter sua clientela, passaram a dar maior orientação para os consumidores e às necessidades específicas de diferentes segmentos do mercado.

Neste esteio, as empresas têm passado por reformulação dos processos internos com o fito de acelerar o fluxo produtivo, tentando reduzir os custos, através da inovação.

Pode-se afirmar, portanto, que a inovação é tanto interna, no que diz respeito à organização do trabalho e demais processos dos colaboradores; e também, externa, qual seja, a nova maneira de se relacionar com o consumidor/cliente, cada vez mais focado em alta qualidade de entrega e menor preço.

As mudanças organizacionais constituem um complemento indispensável das inovações tecnológicas e o colaborador apto a contribuir para este processo dinâmico de aprendizado, adaptação e rotinização, sem sombra de dúvidas é o profissional contemporâneo, com múltiplas habilidades e competências e com fácil capacidade de adaptação.

Temos em mente que quanto mais rígida a estrutura de uma organização, mais complicado será o processo de introdução e adaptação das mudanças organizacionais de forma a responder às crescentes pressões competitivas.

Declara consultor na área de Gestão da Inovação em unidade industrial fabril: “Bem mais difícil do que implementar mudanças tecnológicas é realizar as alterações de negócios, fazer as desejáveis alterações de cadeias hierárquicas de comando, reformulando as rotinas já sedimentadas ao longo de anos, substituindo práticas arcaicas.”

É certo que as novas formas de organização dos processos variam de acordo com o setor e atividade econômica, mas temos que ter em mente que a junção: dos técnicos capacitados a compreender os processos internos da empresa, mais as habilidades para aproveitarmos melhor o potencial humano existente, nos parece a fórmula do sucesso; se é que isto existe!

Completa o especialista em inovação: “A reorganização dos processos de negócios constitui uma importante ferramenta competitiva, pois aumenta consideravelmente as oportunidades abertas pela tecnologia, aumentando a produtividade, mas sobretudo a qualidade.”

Assim sendo, as inovações organizacionais sempre cumpriram um papel fundamental no aumento da produtividade e na qualidade, alterando inclusive as mudanças nas qualificações profissionais, que deixam de ser específicas para se tornarem multifuncionais; sem relação fixa com atividades, mas com ênfase em flexibilidade e criatividade na resolução do problema; deixando o antigo modelo de aprendizado (aprendiz X profissional), prestigiando a educação continuada.

São Paulo: Tel: +55 11 2175-9000 - Fax: +55 11 3256-7401
© Mascaro Nascimento Advogados 2010 Todos os direitos reservados
Twitter Facebook LikedIn
Desenvolvido por: Original Design