.:: Mascaro Nascimento Advogados ::.
Notícias

Boletins

Boletins
Atuação
Boletins
Conteúdo Jurídico
Endereços
Julho/Agosto 2014 - edição 181
Inesquecível Amauri Mascaro Nascimento

Hélio Zylberstajn – FEA/USP

Não posso deixar de mencionar o recente falecimento do nosso querido mestre neste primeiro boletim após sua morte. Conheci o Professor Amauri há 30 anos, em 1984, na cidade de Madison, no estado de Wisconsin, nos Estados Unidos. Era então aluno da Universidade de Wisconsin onde fazia meu doutoramento. Naquela universidade havia uma unidade especializada nas relações de trabalho, o Instituto de Pesquisas em Relações Industriais (IRRI - Industrial Relations Research Institute). O instituto oferecia programas de pós-gradução (mestrado e doutoramento estrito senso) na área de relações de trabalho, que os americanos e europeus costumavam designar por relações industriais. Naquela época, o Ministério do Trabalho brasileiro tinha um convênio com o IRRI para treinar grupos de especialistas nesta área, em programas intensivos de curta duração. Amauri Mascaro fez parte do terceiro grupo, formado por especialistas em Direito do Trabalho que militavam em organizações empresariais, trabalhistas e governamentais.

Os professores da universidade davam aulas aos brasileiros, que tinham muita curiosidade em saber como os americanos lidavam com os problemas da relação entre trabalhadores e empresas. Para muitos dos participantes, este programa proporcionou o primeiro contato com institutos diferentes e exóticos, tais como procedimentos reclamatórios, arbitragem de reclamações, mediação de conflitos trabalhistas, regramento de negociações coletivas. A atitude e o comportamento de Amauri Mascaro naquelas aulas chamou-me a atenção. Anotava tudo, incessantemente. Fazia perguntas para conhecer os detalhes do que estava sendo exposto e comparar com o nosso sistema, que ele conhecia como poucos. Era um aluno curioso, ativo, participativo. Tinha o comportamento de um iniciante, ávido para conhecer e saber mais e uma atitude intelectualmente aberta, receptiva a novas abordagens e novos conceitos. Enfim, era o Amauri Mascaro que todos conhecemos (e que eu estava começando a conhecer). Um exemplo de intelectual, pensador profundo, pesquisador incansável e profícuo, e ao mesmo tempo pessoa humilde como somente os sábios sabem ser.

De volta ao Brasil e ao longo de três décadas, tive o privilégio de participar com o Dr. Amauri de diversos eventos acadêmicos e de divulgação. Fui membro de bancas examinadoras de alguns de seus alunos. Estive com ele em debates e seminários acadêmicos e profissionais. Posso dizer com segurança e certeza porque fui testemunha, que nas ocasiões em que estivesse presente, todos aprendíamos mais um pouco com seus ensinamentos claros, objetivos e profundos. Era uma mente crítica, alerta e aguçada e uma figura humana inesquecível, solidária e bondosa com todos ao seu redor. Não lembro de tê-lo visto contrariado ou acabrunhado. Pelo contrário, seu bom humor era permanente e contagiante.

Embora tenha nos legado uma obra imensa, vamos sentir muito sua falta. Cabe-nos honrar sua memória, estudando e debatendo seus ensinamentos.

São Paulo: Tel: +55 11 2175-9000 - Fax: +55 11 3256-7401
© Mascaro Nascimento Advogados 2010 Todos os direitos reservados
Twitter Facebook LikedIn
Desenvolvido por: Original Design