.:: Mascaro Nascimento Advogados ::.
Notícias

Boletins

Boletins
Atuação
Boletins
Conteúdo Jurídico
Endereços
Janeiro/2015 - edição 185
Gestão de Pessoas

A importância de investir em treinamento

Débora Bobra Arakaki Masson

A alta competitividade existente hoje no mercado de trabalho e a velocidade com que as informações são processadas dentro e fora das empresas faz com que haja necessidade constante de investimento em tecnologia e em treinamento, com o objetivo de qualificar e/ou manter capacitados os colaboradores para melhor atenderem seus clientes.

Cada colaborador, por sua vez, precisa conscientizar-se de que é parte indispensável do negócio da empresa. Desta forma, deve estar sempre atento às novas tendências, utilizando o conhecimento adquirido através do treinamento como ferramentas que o auxilia na realização do seu trabalho.

A falta de profissionais qualificados continuará sendo nos próximos anos uma das grandes preocupações das empresas e investir em treinamento e desenvolvimento de pessoas, ainda parece ser um trunfo para área de RH e Gestão de Pessoas.

Outras preocupações desta área, analisando as tendências mundiais, é adotar um trabalho menos hierárquico e mais multifuncional e neste esteio, encontrar ou qualificar profissional que detém competências e habilidades múltiplas, parece ser uma boa escolha.

Alguns especialistas em RH e Gestão de Pessoas arriscam dizer que existe uma tendência a destinar um percentual maior do orçamento deferido à área para as práticas de desenvolvimento e treinamento de pessoas.

O Sr. Alcino Therezo Jr., Diretor de RH e Gestão da Santos Brasil Participações S.A. assim esclarece: “De 100% de meu orçamento de RH, 20% se destina a T&D. Hoje a área de RH e Gestão contém 12 áreas: Recrutamento e Seleção, T e D, Remuneração e Benefícios, Administração de Pessoal, Relações Sindicais, Segurança Trabalho, Meio Ambiente, Saúde, Serviço Social, Gestão (indicadores e processos), Qualidade e Gestão”.

O treinamento deve ser considerado um investimento em capital intelectual, tanto para os colaboradores quanto para a organização, haja vista grande expectativa de retorno. Analisando sob o ponto de vista do colaborador, este retorno vem em forma de recompensa financeira, já sob a ótica da organização, o retorno vem em forma de maior produtividade. Ganham ambas as partes!

Perquirido também o entrevistado sobre as melhores práticas de desenvolvimento e treinamento de pessoas, elenca o Diretor de RH e Gestão da Santos Brasil: “a área de Recursos Humanos da Santos Brasil tem suas práticas de treinamento e desenvolvimento baseadas em três pilares: Treinamentos obrigatórios, principalmente aqueles focados em Segurança do Trabalho e certificações (ISO, OHSAS, etc); Treinamentos Técnicos, e neste aspecto sempre que possível damos prioridade ao talento interno antes de buscá-los no mercado; e desenvolvimento que são os treinamentos de gestão e liderança para níveis de coordenação e acima, visando a capacitação gerencial e sucessão.”

Dentre todos os ganhos em se utilizar as práticas de desenvolvimento e treinamento de pessoas, a disseminação do conhecimento, a ampliação de habilidades individuais e competências visando maximizar o desempenho na tentativa de elevar os níveis de produtividade no trabalho; a motivação e a satisfação no trabalho parecem ser os principais ganhos.

Arremata com grande sabedoria o Sr. Alcino Therezo Jr: “Treinamento e Desenvolvimento é o "core" de qualquer área de Recursos Humanos que preza por estratégia, sustentabilidade do negócio, desenvolvimento de liderança e sucessão. E na Santos Brasil não é diferente. Nossa área de RH e Gestão tem o objetivo de suportar a constante profissionalização e sofisticação do modelo de gestão, formar líderes e sucessores.”

E finalmente, as pessoas precisam estar empenhadas para entender a realidade e saber aplicar o conhecimento adequadamente, desenvolvendo a capacidade intelectual das pessoas de forma a prepará-las para agir e se adaptar às constantes mudanças. Capacitar pessoas é uma tarefa que exige investimentos constantes em programas de treinamento e desenvolvimento, considerado, portanto, uma valiosa e imprescindível ferramenta para desenvolver conhecimento, habilidades e competências no ambiente laboral.

São Paulo: Tel: +55 11 2175-9000 - Fax: +55 11 3256-7401
© Mascaro Nascimento Advogados 2010 Todos os direitos reservados
Twitter Facebook LikedIn
Desenvolvido por: Original Design