.:: Mascaro Nascimento Advogados ::.
Notícias

Boletins

Boletins
Atuação
Boletins
Conteúdo Jurídico
Endereços
Boletim 215
Lei da Liberdade Econômica altera disposições no Direito do Trabalho
A Lei nº 13.874/2019, denominada Lei da Liberdade Econômica, promoveu alterações em diversos diplomas legais. No tocante ao Direito do Trabalho, alterou os artigos 13 a 16, 29, 40, 74 e 135 da CLT.
 
Nesse sentido, modificou disposições sobre a emissão da CTPS, dando preferência à carteira eletrônica, que pode ser emitida por qualquer trabalhador, brasileiro ou estrangeiro, de maneira eletrônica, mediante o fornecimento do número de seu CPF, que, nos termos do art. 16 da CLT, passa a substituir o número da CTPS.
 
Também houve alteração quanto ao registro de horário de trabalho dos empregados. A anotação do horário de trabalho passou a ser obrigatória apenas para as empresas com mais de 20 empregados. Merece destaque, ainda, a autorização para o registro de ponto por exceção, mediante acordo individual escrito, acordo coletivo ou convenção coletiva.
 
Por fim, a lei dispensa a anotação de férias em livro ou fichas de registro quando o trabalhador possuir carteira de trabalho digital, devendo a anotação ser feita por registro eletrônico.


São Paulo: Tel: +55 11 2175-9000 - Fax: +55 11 3256-7401
© Mascaro Nascimento Advogados 2010 Todos os direitos reservados
Twitter Facebook LikedIn
Desenvolvido por: Original Design