.:: Mascaro Nascimento Advogados ::.
Notícias

Boletins

Boletins
Atuação
Boletins
Conteúdo Jurídico
Endereços
Boletim 215
Admissão preferencial de trabalhadores sindicalizados viola liberdade sindical
OJ SDC
20. EMPREGADOS SINDICALIZADOS. ADMISSÃO PREFERENCIAL. CONDIÇÃO VIOLADORA DO ART. 8º, V,  DA CF/88.  (inserido dispositivo) - DEJT divulgado em 16, 17 e 18.11.2010
Viola o art. 8º, V, da CF/1988 cláusula de instrumento normativo que estabelece a preferência, na contratação de mão de obra, do trabalhador sindicalizado sobre os demais.
 
Embora a Constituição Federal de 1988 não tenha garantido a plena liberdade sindical, foram assegurados direitos relativos à liberdade de filiação, tal como preconizado por seu artigo 8º, V. Nesse sentido, qualquer cláusula de instrumento normativo que preveja a preferência de contratação de trabalhadores sindicalizados viola essa liberdade.
 
Ademais, a Convenção nº 98 da OIT, ratificada pelo Brasil, trata da proteção contra condutas antissindicais. Seu artigo 1.2 estabelece que “os trabalhadores deverão gozar de proteção adequada contra quaisquer atos atentatórios à liberdade sindical em matéria de emprego”, o que afasta qualquer possibilidade de preferência ou exclusão de candidatos a emprego em razão de ser ou não filiado a sindicato.

Dessa forma, privilegiar trabalhadores sindicalizados fere a liberdade de não filiação dos trabalhadores em geral.
 
De forma semelhante, em que pese não ser objeto da OJ em apreço, também viola a liberdade sindical a exigência de que o trabalhador não se filie ao sindicato ou que deixe de fazer parte dele, tal como previsto na alínea “a” do artigo 1.2., da Convenção nº 98, da OIT.


São Paulo: Tel: +55 11 2175-9000 - Fax: +55 11 3256-7401
© Mascaro Nascimento Advogados 2010 Todos os direitos reservados
Twitter Facebook LikedIn
Desenvolvido por: Original Design