.:: Mascaro Nascimento Advogados ::.
Notícias

Boletins

Boletins
Atuação
Boletins
Conteúdo Jurídico
Endereços
Boletim 214
Assessoria Empresarial
Desvendando o eSocial na era digital das relações trabalhistas
Camila Cruz
 
As recentes decisões do governo federal para simplificar o eSocial estão gerando muitas dúvidas nas empresas e a substituição do papel pelo arquivo digital aumenta o número de regras e exigências internas para cumprimento das leis e aplicação de boas práticas empresariais.
 
Você já parou para pensar que as mudanças no eSocial podem trazer muitos benefícios para sua empresa?
 
A unificação de Informações ao programa gera menos burocracia, diminuição do preenchimento de “papelada” (a médio e longo prazo) e quando totalmente implantado permitirá maior integração das obrigações trabalhistas e sinergia empresarial, evitando retrabalho entre as equipes que atuam em conjunto para envio das obrigações mensais e anuais.
 
Hoje, com um celular ou um tablet na mão é possível acessar os aplicativos “Meu INSS” e a “CTPS Digital”, e acompanhar em tempo real se o empregador está prestando as suas informações corretamente ao governo.
 
A transição da era física para a eletrônica é um passo importante no processo de reestruturação da rede de atendimento governamental, visando melhorar a experiência entre empregados , empresas e o poder público.
 
Com o uso de aplicativos, temos maior transparência nas relações trabalhistas. O acesso às informações é também muito útil no combate às fraudes de concessão irregular de benefícios trabalhistas, identificação de ausências de recolhimentos e, ainda, redução de passivo trabalhista.
 
Além disso, o eSocial traz o benefício de proporcionar reflexos na redução de custos, rentabilidade e produtividade para sua empresa.
 
O ano de 2020 será de muitas transformações, então, regularize as situações que não estão em conformidade com a legislação trabalhista, previdenciária e fiscal o quanto antes e enfrente a nova era digital das relações trabalhistas de forma planejada e organizada.
 
O eSocial pode mudar, acabar, mas a era digital das relações trabalhistas é um caminho sem volta, portanto, precisamos estar preparados. O importante é conhecer a legislação trabalhista e estar em compliance, pois, sem isso, as empresas correm o risco de pagar multas e sofrer penalidades que comprometerão a sua saúde financeira.


São Paulo: Tel: +55 11 2175-9000 - Fax: +55 11 3256-7401
© Mascaro Nascimento Advogados 2010 Todos os direitos reservados
Twitter Facebook LikedIn
Desenvolvido por: Original Design