|
Boletim 206
Editorial
É com muito prazer que apresentamos mais uma edição do Boletim Mascaro, com conteúdo jurídico exclusivo, produzido pelos advogados do escritório Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista e colunistas convidados.
Abrimos com um artigo compilado dos escritos do professor Amauri Mascaro Nascimento. No texto, o eminente jurista questiona de que modo é possível avaliar a experiência da constitucionalização dos direitos trabalhistas.
O professor sênior da FEA/USP, Hélio Zylberstajn, pesquisa a evolução do mercado de trabalho brasileiro nos últimos seis anos e tenta responder se as dificuldades desse mercado podem ser atribuídas apenas à flutuação do ciclo de conjuntura, ou há mais alguma coisa ocorrendo.
Já o autor deste editorial traça algumas considerações sobre a polêmica em torno do índice de correção monetária trabalhista. Para examinar melhor a questão, procurou-se o auxílio da Teoria Geral do Processo, em especial a noção de bem da vida.
O advogado João Pedro Ignácio Marsillac analisa uma das mudanças mais marcantes promovidas pela Reforma Trabalhista no âmbito do Direito Coletivo, que trará grandes consequências para o modelo de negociação coletiva.
Por último, na seção dedicada aos comentários à Jurisprudência e Legislação, destaca-se a recente decisão do STF pela licitude da terceirização, tanto em atividade meio, como fim.
Boa leitura.
Marcelo Mascaro Nascimento, 27/10/2018.
|