.:: Mascaro Nascimento Advogados ::.
Notícias

Boletins

Boletins
Atuação
Boletins
Conteúdo Jurídico
Endereços
Boletim 195
Assessoria Empresarial
eSocial: A importância do RH frente ao eSocial.

Camila Lopes Cruz

 
Com a chegada do eSocial, o Recursos Humanos poderá liderar o projeto de implantação e aproveitar o momento para se tornar estratégico na empresa. É fundamental que as organizações pensem e invistam em seus profissionais de RH, oferecendo capacitação e treinamento.
 
Este departamento que dissemina a cultura da empresa, implementa processos internos, resolve conflitos, propõe e elabora mudanças, que não serão poucas com a implantação do eSocial.
 
Na maioria das empresas, salvo raras exceções, o cadastro dos empregados e terceiros deverá ser saneado, complementado, corrigido, ajustado e atualizado. Na continuidade, este mesmo cadastro que agora será saneado deverá ser mantido permanentemente atualizado pelo RH.
 
O momento é de revisão de todas as políticas e processos internos para adequação às novas exigências legais definidas pelo eSocial. É hora de implantar novos formulários, nova definição de papéis e responsabilidades para mitigar risco e passivo trabalhista e previdenciário.
 
A geração e o envio dos arquivos do eSocial para a Receita Federal deverá ser feito de acordo com as ocorrências dos eventos inerentes à movimentação dos empregados na empresa, sendo que tais eventos se dividirão em três tipos: iniciais (cadastramento), eventuais (atualizações) e mensais (folha de pagamento).
 
Mesmo com os prazos incertos e distantes é recomendável que as empresas comecem imediatamente o projeto de adequação ao eSocial para se adaptar ao processo de geração de informações e saneamento dos cadastros.

 
São Paulo: Tel: +55 11 2175-9000 - Fax: +55 11 3256-7401
© Mascaro Nascimento Advogados 2010 Todos os direitos reservados
Twitter Facebook LikedIn
Desenvolvido por: Original Design