.:: Mascaro Nascimento Advogados ::.
Notícias

Boletins

Boletins
Atuação
Boletins
Conteúdo Jurídico
Endereços
Boletim 192
Assessoria empresarial
Camila Cruz


eSocial: Desafios para os empregadores
 
O eSocial visa unificar informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais, além de eventos relacionados com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, e simplificar o cumprimento das obrigações de todas as modalidades de empregadores.
 
O cronograma estimado que fixou as datas de obrigatoriedade para utilização do sistema foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), por meio da Resolução nº 1, de 24 de junho de 2015, do Comitê Diretivo do eSocial:
 


Transmissão dos eventos do empregador com faturamento no ano de 2014 acima de R$ 78.000.000,00
 
Competência setembro de 2016

Prestação de informação referente à tabela de ambientes de trabalho, comunicação de acidente de trabalho, monitoramento da saúde do trabalhador e condições ambientais do trabalho – empregador com faturamento no ano de 2014 acima de R$ 78.000.000,00
 
 Competência janeiro de 2017

Transmissão dos eventos dos demais empregadores obrigados aos eSocial
 
Competência janeiro de 2017

Prestação de informação referente à tabela de ambientes de trabalho, comunicação de acidente de trabalho, monitoramento da saúde do trabalhador e condições ambientais do trabalho – demais empregadores obrigados ao eSocial
 
Competência julho de 2017
 

A nossa recomendação é que, os empregadores comecem a se preparar para o eSocial desde já, pois as empresas irão informar dados como cadastramento, vínculos, contribuições previdenciárias e folha de pagamento, entre outros, o que implicará em desafios para as empresas. O maior deles será padronizar, revisar e unificar os cadastros dos empregados.
 
Será preciso organizar os processos e procedimentos internos de forma que não provoque atrasos no preenchimento e envio das informações, principalmente devido a abrangência do projeto, que unificará todas as obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais, cruzando-as e validando-as no final.
 
O eSocial apesar dos grandes desafios, que demandarão tempo e mobilização no primeiro momento, contribuirá para a qualidade das informações dos empregados e empregadores e as empresas devem ter em mente que será necessária muita organização, para cumprimento dos prazos e das obrigações trabalhistas e previdenciárias na sua plenitude, pois cada empresa tem seu  processo interno com maior ou menor complexidade.
 
Comece já, pois o tempo é curto para tudo o que precisa ser saneado, adotado ou criado. Criem o seu comitê interno com todas as áreas envolvidas e consulte nossa área especializada para integrar o grupo das empresas que já saíram na frente. O SPED foi um Projeto que foi desacreditado no passado e hoje está ai, com o eSocial não será diferente. 
 
São Paulo: Tel: +55 11 2175-9000 - Fax: +55 11 3256-7401
© Mascaro Nascimento Advogados 2010 Todos os direitos reservados
Twitter Facebook LikedIn
Desenvolvido por: Original Design