.:: Mascaro Nascimento Advogados ::.
Notícias

Boletins

Boletins
Atuação
Boletins
Conteúdo Jurídico
Endereços
Abril/2014 - edição 178

No boletim Mascaro deste mês temos interessantes temas para leitura. Vale a pena conferir todos, mas destaco o artigo do professor Amauri Mascaro a respeito da importância dos acordos coletivos de trabalho. Segundo o professor, tanto na negociação por empresa ou por estabelecimento, a legitimidade de negociar será sempre do sindicato da categoria. Além disso, o acordo coletivo é uma das formas mais importantes de modular a normatização das relações de trabalho em nosso país às realidades específicas de cada empresa, menos rígidas que as leis e menos amplas do que as convenções. O acordo coletivo parece atender às necessidades de uma economia cada vez mais dinâmica e flexível.

No segmento Gestão de Pessoas, destaco a conversa que tivemos com Carlos Pereira, gerente de Desenvolvimento Organizacional do ESPRO - organização sem fins lucrativos que atua na capacitação profissional para inclusão de jovens no mercado. Ao ser perguntado sobre o menor aprendiz, ele afirma que as empresas estão cada vez mais preocupadas em formar seus futuros profissionais, capacitando-os além do aspecto técnico. Por exemplo, ensinando a lidar com o outro, resolver conflitos, trabalhar em equipe e ter um bom relacionamento interpessoal, moldando-os na missão e valores da empresa.

Por fim, o professor Hélio Zylberstajn responde à pergunta sobre onde estão os jovens para abastecer o mercado de trabalho. Ele explica que no Brasil, além da expansão da demanda nos segmentos do comércio e do serviço, houve uma retração na oferta de mão-de-obra. Isso em razão da diminuição da população de jovens de 18 a 24 anos. As famílias estão tendo menos filhos, algo comprovado pela taxa de crescimento demográfico no Brasil que atualmente, assemelha-se a de países desenvolvidos (ao redor de 1% ao ano).

Boa Leitura a todos!
Marcelo Mascaro Nascimento

São Paulo: Tel: +55 11 2175-9000 - Fax: +55 11 3256-7401
© Mascaro Nascimento Advogados 2010 Todos os direitos reservados
Twitter Facebook LikedIn
Desenvolvido por: Original Design